Tenha Orgulho de Preparar Sucessores e Não Medo!

E aí quantos sucessores você já formou? Você preparou a pessoa certa para te apoiar e acompanhar na jornada?

Está tranquilo para curtir suas férias merecidas com sua família?

Caso apareça a SUA oportunidade, você já tem seu sucessor preparado para poder alçar novos desafios? Ou vai ter que deixar passar porque não teve coragem de preparar alguém para te substituir?

O verdadeiro líder, tem comprometimento com o crescimento e desenvolvimento de sua equipe. Líderes de sucesso preparam suas equipes e geram sucessores. O medo de desenvolver seus colaboradores para a sucessão é uma característica de uma liderança, fraca e insegura. Garanto que isso só gera stress, medo e muita dor de cabeça!

Líderes que acreditam ter a “chave” da empresa, cometem um erro tremendo de gerar uma falsa dependência de sua presença, causando lentidão nos processos e nos resultados da organização sem contar que não tem vida, férias, saúde e geralmente perdem momentos extraordinários de sua vida familiar!

“Só garantimos o nosso sucesso de forma permanente, quando ajudamos os outros a se desenvolverem.” (Harvey S. Firestone)

O momento que mais se aprende é quando se está ensinando. Toda habilidade se conquista pelo conhecimento, prática e repetição. Quanto mais se pratica mais habilidade você conquista. ⠀

Quer ter uma equipe de sucesso, preparada para enfrentar as adversidades?

Esteja primeiramente você preparado para treinar, orientar, capacitar e CONFIAR. Este último geralmente causa mais transtorno em pessoas que acreditam ser a solução dos problemas e que se você quer algo bem feito faça você mesmo.

Você só terá paz e desenvolvera sua habilidade de liderança quando estiver disposto a compartilhar seus conhecimentos sem medo de perder o cargo que ocupa para seu sucessor.

“A maturidade da liderança se identifica pelo legado que ela deixa.” (Paulo Gonçalves)

Uma das maneiras de comprometer os outros com o seu sonho pode ser realizada através da delegação. Este não é um princípio novo, porem muitos gestores não conseguem aplicar. Por que será?

Na maioria das vezes o motivo não é racional ele é emocional. Quando somos muito controladores acabamos querendo tomar conta de tudo, não abrindo espaço para que outros possam nos ajudar na realização das atividades e por medo do inesperado, pois a surpresa nos apavora, não dividimos e delegamos as tarefas.

“Por mais estranho que possa parecer, os grandes líderes conquistam mais autoridade quando abrem mão dela.” (James B. Stokdale)

Há outro grupo que não delega por medo de perder a autoridade e também se sentem intimidados a ponto de achar que podem perder os cargos por não serem “exclusivos” para realização de alguma atividade. Mera ilusão. ⠀

Só conseguimos delegar da maneira correta, quando perdemos o medo de viver nossas próprias emoções.

Seja um líder diferencial, prepare sua equipe e seus sucessores, seu crescimento também está atrelado e isso.

O líder que teme que um de seus seguidores possa tomar-lhe o lugar está praticamente fadado a concretizar o temor, cedo ou tarde. O líder capaz e maduro, treina substitutos aos quais possa delegar quando quiser, qualquer dos pormenores de seu cargo. Somente dessa maneira pode o líder multiplicar-se e preparar-se para estar em vários lugares, dando atenção a muitas coisas ao mesmo tempo e consequentemente aproveitar as oportunidades que possam surgir para seu crescimento e desenvolvimento.

Um líder eficiente pode, pelo conhecimento que têm de seu cargo e pelo magnetismo de sua personalidade, aumentar enormemente a eficiência dos outros, induzindo-os a prestar mais e melhores serviços do que poderiam prestar sem seu auxílio.

Tenha orgulho de preparar sucessores e não medo!

O mais gratificante é quando você olha pra trás e vê que deixou marcas positivas onde passou e que seus seguidores refletem seu estilo de liderança.

Exemplo é o que você mostra as pessoas, LEGADO é o que você deixa nas pessoas.

Pense nisso!

Forte abraço e fique com Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paulo Roberto